Florais de Bach - Um pouco mais


Visitando o Blog COISAS DE BOTICARIO,
li e pedi autorização a sua proprietaria para postar aqui:





Quarta-feira, Agosto 25, 2010

Florais de Bach

O Dr. Edward Bach, médico inglês, desenvolveu uma medicina natural, para tratar a saúde emocional e espiritual, descobrindo as 38 Essências Florais de Bach que são essências preparadas a partir dos florais, cada uma para um estado emocional específico, e ainda uma combinação de 5 Florais de Bach, designados para situações difíceis, que exigem demais da pessoa, à qual ele chamou de Rescue Remedy®.
As essências florais são extratos líquidos naturais e altamente diluídos de flores, plantas e arbustos acredita-se, promovem o equilíbrio dos problemas emocionais, operando em níveis vibratórios sutis e harmonizando a pessoa no meio em vive. É uma terapia criada por Edward Bach, previamente médico [[homeopatia|homeopata], bacteriologista e imunologista, de onde veio o princípio de que ultradiluições potencializam os efeitos do princípio ativo. O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções do paciente (estresse, depressão, pânico, desespero, sentimentos de culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, mágoas, todos os tipos de medos, ansiedades e preocupações ) buscando a consciência plena do seu mundo interior e exterior. Problemas de saúde freqüentemente têm suas origens nas emoções (psicossomática).
37 dos 38 Florais de Bach são flores de arbustos e árvores silvestres, com excepção do Rock Water que é feito com água natural pura de fonte com propriedades curativas.
Os Florais de Bach, assim como outras formas de medicina natural, têm efeito através do tratamento do indivíduo e não da doença ou dos seus sintomas. Eles actuam especificamente na condição emocional da pessoa afectada.
É importante destacar que a presente terapia não dispensa o tratamento médico para a cura das doenças físicas. Os Florais de Bach começam por actuar no corpo mais subtil, vão atravessando as várias camadas até ao corpo físico (mais pesado), não curando directamente a doença física, mas ajudando a combatê-la ou a conviver com ela de modo a que não represente um aspecto importante da vida da pessoa e esta possa viver melhor.
Para o Dr. Edward Bach o importante era tratar a personalidade da pessoa e não a doença. A doença seria o resultado do conflito da alma (Eu Superior - a parte mais perfeita do Ser) e da personalidade (Eu Inferior - o que nós somos, no nosso dia-a-dia). Ele dizia: "O sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar".
ORIGEM DAS DOENÇAS É PROVENIENTE DE SETE DEFEITOS DO HOMEM



Orgulho 
Crueldade 
Ódio 
Egoísmo 
Ignorância 
Instabilidade Mental 
Cobiça, Gula


São sete os caminhos do equilíbrio emocional


Paz
Esperança
Alegria

Certeza
Sabedoria
Amor 



Seu conceito de saúde era: harmonia, integração, individualidade e integridade. O importante seria que a alma e a personalidade estejam em perfeita sintonia através do equilíbrio emocional. As essências Florais de Bach tratariam a pessoa e não a doença: a causa e não o efeito.


Fonte: http://bit.ly/bqunxb