Reflexologia e Aromas - Recurso Infalivel


Há tempos atrás, fiz uma das modalidades do curso de aromaterapia
com uma criatura incrivel, que passei a admirar e que abaixo, transcrevo
com muita alegria um de seus textos.
Os créditos do artigo estão no final do mesmo.

Deleitem-se:




Reflexologia - Os pés: Um espelho do corpo

O pé retrata todas as partes do corpo, todos os órgãos, sistemas e mais importante ainda: o estado em que se encontram.O pé (microcosmos) espelha toda pessoa (macrocosmos). Tocando o pé da outra pessoa, você tem diante de si um espelho, um retrato claro da pessoa em questão: os eventuais problemas de saúde, as possíveis desarmonias emocionais. Você detecta as áreas desvitalizadas, e as áreas com energia bloqueada. Pela localização delas, você sabe a que órgãos ou partes do corpo se referem. E então, você trabalha estas áreas com a técnica adequada para cada tipo de desequilíbrio detectado. Tudo isto através do toque, através da massagem. Você não precisa de ferramentas externas: você usa suas mãos.
 
Receber massagem é uma delícia. Receber uma massagem nos pés, é mais delicioso ainda! E isto tem uma explicação: a maioria das pessoas dá mais atenção às mãos, ao rosto, do que aos pés, que ficam meio carentes. Então, quando recebem uma massagem, a pessoa dona desses pés, sente-se "suprida até a alma"!
Uma massagem reflexológica nos pés trabalha o pé todo, como conjunto - induzindo ao relaxamento, ao desbloqueio do fluxo de energia vital, do fluxo linfático, circulatório, etc. Trabalha ainda com mais ênfase as áreas específicas onde foram detectadas as desarmonias - dissolvendo bloqueios, revitalizando os órgãos - e desta forma, dependendo do caso, agindo como terapia preventiva, como terapia complementar ou mesmo trazendo alívio imediato a certos sintomas.
 
As emoções também se espelham no pé e possuem localização exata.O terapeuta pode trabalhar especificamente a insegurança, atenuar o excesso de irritação e de impaciência e ajudar o cliente a aumentar sua capacidade de concentração e a sua autoconfiança.
 
Esta técnica tão completa, devidamente pesquisada e confirmada por cientistas modernos como Dr. William Fitzgerald, EUA - nos foi transmitida pelos chineses (no filme "Lanternas Vermelhas" a massagem reflexológica é praticada com delicados martelinhos com sininhos embutidos), pelos egípcios (registros e imagens em parede de túmulo de sacerdotes em Saqqara, Egito), pelos nativos da América do Norte, pelos indianos.
 
Quando numa massagem dos pés são utilizados aromas, a resposta do organismo é mais rápida e profunda ainda, pois o efeito fitoterápico dos óleos essenciais casa-se com perfeição com a massagem reflexológica. É como subir uma escada a pé ou pegar uma escada rolante: você chega mais rápido e dispendendo menos esforço, quando utiliza óleos essenciais.
 
A técnica da Reflexologia Podal é fácil de entender e de aprender, muito agradável de receber e de aplicar. É impressionante como dá para detectar no pé os desequilíbrios, e é surpreendente como o organismo responde efetivamente!


Autor: Renate Tirler - Terapeuta Holística - CRT 23198

Publicado em: 08/06/2007

Fonte: Renate Tirler - Terapeuta Holística - CRT 23198